Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Rita Amaral

Gostei do artigo e do exemplo mostrado, em que faz sentido a comparação das diferentes situações. O que me parece é que o dilema não é entre comprar e alugar, mas sim ter dinheiro para investir ao mesmo tempo.

Só comprar? não compensa

Só alugar? não compensa

Comprar e investir? Boa!

Alugar e investir? Boa!

Este artigo é um exercício muito útil e prático de fazer, porém pode eliminar a questão emocional na escolha.

A casa é um bem essencial e um ativo escolhido de forma muito emocional pelas pessoas, eu própria passei por isso quando comprei a minha casa, mesmo tendo conhecimento dos custos. Pegar na folha de excel é um passo que eu acho importantíssimo, falta apenas mencionar que entre alugar e comprar há os nossos valores, crenças e emoções que influenciam a decisão.

A casa é uma despesa que não se pode fugir - mesmo comprando a pronto, há toda a manutenção de viver lá. Tanto comprar e alugar têm os seus próprios custos monetários e emocionais e ninguém pode fugir a ambos quando toma uma decisão - claro que alugar a um parente ou ter um crédito habitação mais baixo facilita bastante. O que podemos dizer às pessoas é que quando alugarem ou comprarem, não se esqueçam de investir sempre, para que no futuro os custos de ter uma casa sejam relativamente inferiores aos ganhos que tenhamos dos investimentos

Expand full comment
Avatar de João Neves

Acho que falta uma opção ainda mais favorável. Falo em PPR (para maximizar os benefícios, pelo menos 167€/mês), aproveitar os 400€ anuais de benefício fiscal em sede de IRS (uns incríveis 20%!! para pessoas com menos de 35 anos) e depois de alguns anos resgatar sem tributação para pagar prestações de crédito à habitação. Depois, voltar a investir o que sobrar do rendimento mensal aliviado pela "borla" na prestação. Rinse and repeat.

Expand full comment
15 more comments...

Nenhuma publicação