8 ComentĂĄrios
author

Excelente artigo para quem jå estå a começar :D de facto, em Portugal é melhor contar com despesas para 6 meses, pois temos um mercado pouco dinùmico e não é fåcil arranjar logo trabalho.

Expand full comment
author

Ou atĂ© mais! Embora haja subsĂ­dio de desemprego, nunca Ă© demais um fundo de emergĂȘncia para segurança e conforto extra.

Expand full comment
Nov 16, 2023Gostado por Francisco Raio, Salvador Barros

É sempre bom nĂŁo contar com o subsĂ­dio de desemprego. Podem haver imprevistos que invalidem o seu recebimento e assim, com um bom fundo de emergĂȘncia estamos sempre salvaguardados.

Expand full comment
author

Obrigado pela tua perspectiva sobre o tempo necessĂĄrio para o fundo!

Expand full comment
Nov 15, 2023Gostado por Francisco Raio, Salvador Barros

NĂŁo existe uma maneira de rentabilizar este fundo e que tenha liquidez diĂĄria?

Expand full comment
Nov 18, 2023Gostado por Salvador Barros

Existem vĂĄrias opçÔes que garantem o capital, tal como contas poupança, certificados de aforro, entre outros. HĂĄ que ter em atenção se existem restriçÔes de permanĂȘncia, como por exemplo no caso dos certificados de aforro em que nĂŁo se pode levantar o capital nos primeiros trĂȘs meses.

Expand full comment
author

Acho que tudo o que tenha potencial de rentabilidade das duas uma: ou nĂŁo tem muita liquidez ou tem demasiado risco para poder servir o propĂłsito de um fundo de emergĂȘncia. Mas estou aberto a alguĂ©m me mostrar o contrĂĄrio! É uma pergunta interessante.

Expand full comment
author

OlĂĄ Leandro, compreendo perfeitamente a tua preocupação. O fundo de emergĂȘncia Ă© lĂ­quido, nĂŁo precisa de o ter bloqueado para uso. O fundamental Ă© teres fora da tua conta bancĂĄria do dia-a-dia porque: 1) se nĂŁo vĂȘs esse dinheiro todos os dias, atĂ© te esqueces dele; 2) para criar uma barreira mental para usar esse dinheiro que estĂĄ de parte pronto a ser usado, mas apenas para emergĂȘncias.

Espero que isto ajude! :)

Expand full comment